AnimaNaturalis Internacional CAS International - Comité Anti Stierenvechten
191.010 apoiantes
Estamos a 308.990 de alcançar 500.000

Não aos apoios pelo cancelamento da época tauromáquica!

Ao preencher este formulário, será enviado um e-mail em seu nome. Por favor, leia o texto que estamos a usar.

  Your personal data will be treated in accordance with international laws. By completing this form, you agree to our privacy policy

Todos os anos, mais de mil touros são torturados em praças de touros em Portugal. Outros tantos, bem como outros bovinos mais jovens, são usados em festividades locais. Neste momento, dada a situação actual de pandemia, vários espectáculos que estavam previstos desde o início da temporada foram cancelados. Caso toda a temporada não possa acontecer, isso significará que cerca de cem eventos serão suspensos ou mesmo cancelados em todo o país. O sector tauromáquico, tendo noção de como a Covid-19 representará para si um golpe duro, já está a reagir, pedindo apoio económico ao Governo. Perante isto, não nos calaremos!

Crise

O sector tauromáquico está devastado: festas e feiras suspensas, as ganadarias em risco… A tauromaquia encontra-se perante um dos momentos mais críticos da sua existência. Queixam-se de que Presidência da República e Governo os deixou à margem das reuniões com os demais promotores de espectáculos, e, para além disto, estão - dentro do próprio sector - em desunião.

Ajudas

Cerca de 1800 membros do sector tauromáquico (nem todos profissionais), representados por três associações, escreveram uma carta aberta à Ministra da Cultura, dizendo que têm soluções para apresentar, pedindo para que o IVA desça de 23% para 6%, alegando que esta actividade “faz parte do ADN Português”, entre outros argumentos.

Oportunidade

Perante a crise criada pela COVID-19, temos agora uma oportunidade única de colocar os privilégios da indústria no passado, e continuar a construir um mundo livre de tauromaquia. Sem os dinheiros públicos que a tauromaquia já recebe (directa e/ou indirectamente), estes eventos cruéis acabarão por desaparecer.

União

A ANIMAL uniu-se à AnimaNaturalis e ao CAS International para impedir que se destine um euro que seja (directo ou indirecto) ao resgate da tauromaquia. Faltam-nos vocês! Precisamos de vós! Assinem e divulguem!

Não às ajudas públicas ao sector da tauromaquia para paliar os efeitos da Covid-19

Exma. Senhora Ministra da Cultura,
Dra. Graça Fonseca,

Excelência,

É do conhecimento público que, perante o cancelamento/suspensão de várias corridas de touros e festas tauromáquicas programadas para os meses de Março, Abril e Maio, o sector tauromáquico solicitou a V. Exa. uma reunião com vista a apresentar soluções para colmatar o problema, sendo que existe até a sugestão de que o IVA de tais espectáculos venha a descer para os 6%.

Como é também sabido, o Banco Central Europeu reconhece que a crise económica desencadeada por esta pandemia pode vir a ter a magnitude da grande crise financeira de 2008. O esforço financeiro que o Estado terá que envidar para que vários outros sectores da Cultura (já para não mencionar todas as outras áreas) possam recuperar-se será hercúleo. Dado que estamos a falar de um departamento - a tauromaquia – que apenas existe para provocar e perpetuar a ideia de que a violência contra animais e a sua consequente morte podem ser entretenimento, pedimos encarecidamente a V. Exa. para que priorize todos os outros sectores que estão sob a alçada do S. Ministério, em detrimento da tauromaquia, e que, por favor, não dê um passo atrás quanto ao IVA aplicado a essa actividade.

Relembramos ainda V. Exa. de que, antes de ser decretado o Estado de Emergência, iria (será reagendada) ser discutida no Parlamento uma Iniciativa Legislativa de Cidadãs/os que prevê precisamente o fim dos apoios públicos à tauromaquia. É um facto que cidadania não se conforma com o facto de serem atribuídos anualmente, seja de forma directa ou indirecta, milhões de euros do erário público a um exercício de violência. Estes números são públicos e são reais. Seguramente, as mesmas pessoas também não se conformarão se a tauromaquia tiver o mesmo tipo de ajuda que todas as outras actividades culturais, que só acrescentam à sociedade e que merecem todo o apoio. Parece-nos justo diferenciá-las, e daí o nosso pedido.

Agradecemos antecipadamente pela atenção de V. Exa. a esta mensagem, que esperamos que seja tida em consideração.